quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Discurso da Governadora do Distrito 4.490/Rotary Clube que esteve em Iguatu


Companheiro Presidente Francisco Marcio
Companheiro Governador Assistente Mario da Silva Leal Sobrinho em nome de quem saúdo os companheiros rotarianos do clube de Iguatu.
Companheiro Fernando de Castro e a companheira do RC Alagadiço, sejam bem vindos.
Cara Presidente da Casa da Amizade Leida em nome de quem saúdo todas as damas rotárias e consequentemente componentes da Casa da Amizade

Autoridades e convidados presentes

Bom dia

Inicialmente quero fazer minha auto-apresentação:
Meu nome é Eulália das Neves Ferreira
Sócia Representativa do Rotary Club São Luís – João Paulo
Classificação: Corretora de Imóveis
Ex-Presidente do RC São Luís – João Paulo e da Associação dos Rotarianos de São Luís
Companheira Paul Harris
Governadora do Distrito 4490 – Ano rotário 2008-2009 – primeira mulher Governadora do Distrito – uma entre as 05 governadoras do Brasil.

Estou aqui juntamente com meu marido Haroldo, também rotariano do mesmo clube dando continuidade às visitas oficiais aos clubes. Gostaríamos de cumprimentar a todos e dizer da nossa satisfação de visitar um clube que pela sua história tem prestado eminentes serviços às comunidades de Iguatu.


Neste ano rotário que se inicia, o lema do Presidente de Rotary Internacional Dong Kurn Lee é “Realizemos os Sonhos” para nós rotarianos, e para mim em especial, muito mais que um lema é um ideal de vida. Esse é o Lema que vai nortear nossa administração e que nos remete naturalmente à meditação mostrando a nossa responsabilidade como o modo de agir e pensar..

Por isso convido a todos “Realizemos os Sonhos” em nosso clube, o primeiro local em que desfrutamos companheirismo, “Realizemos os Sonhos” através de nossa profissão, disseminando as normas de ética como um dos princípios básicos dos rotarianos, “Realizemos os Sonhos” na comunidade, promovendo programas humanitários e educacionais; “Realizemos os Sonhos” no mundo, aproveitando especialmente os projetos de nossa Fundação Rotária.

O Presidente do RI determinou as ênfases presidenciais, que são: Recursos Hídricos, Alfabetização, Saúde e Nutrição para atingir a meta deste ano rotário – reduzir a mortalidade infantil no mundo e espera que, no coração de cada um, surjam idéias inovadoras para a realização de projetos relacionados a cada uma. Ele que depois de fazer um levantamento chegou a triste conclusão que morrem mais de 28.000 crianças por dia no mundo, foi o que o levou a escolher esse lema.

No pronunciamento que fez por ocasião do nosso treinamento nos Estados Unidos quando anunciou a sua meta o presidente Diquei pediu: “Em 2008-2009 coloquemos as crianças no topo de nossas atenções, elas que são os recursos mais preciosos da humanidade”.


No Rotary, falamos com freqüência sobre a necessidade de equilibrar ambição e realismo, razão e emoção, projetos grandes e pequenos. O lema e as ênfases do Presidente Lee para 2008-2009 nos oferecem os meios necessários para alcançarmos esse equilíbrio.

As ênfases se correlacionam. Havendo educação o indivíduo entenderá que preservar e buscar água de boa qualidade é sinônimo de saúde. Saberá que higiene é fundamental e, será melhor capacitado para o trabalho e melhorará sua nutrição. Divulguemos nossos feitos na comunidade, buscando espaço na mídia local, jornais, televisão e rádio.

Não tenho dúvidas que assumir uma governadoria na época atual, sugere grande desafio. Conseguir ampliar o quadro social fazendo trabalho paralelo de retenção implica atitudes rígidas e vigorosas com o fim de manter o padrão elevado de nossas antigas conquistas.

Viemos aqui como Governadora numa missão oficial conhecer a realidade do clube e trazer nossa mensagem de otimismo ao RC de Iguatu e volto daqui muito feliz pelo que vi e ouvir, estou certa que é grande o seu potencial haja vista os trabalhos realizados e diga-se de passagem a sua importância para a comunidade, vocês todos estão de parabéns, agradeço de coração pela oportunidade que tive de conhecer um grande trabalho que faz o clube, de rotarianos que se dedicaram e se dedicam como o companheiro Edivane e o companheiro Daniel com magnífico trabalho, que deve ser incorporado ao rotary, aqui eu quero fazer um parêntese agreguem seus trabalho ao clube, entendo que os trabalhos dos rotarianos são trabalhos do clube.


Este ano, é chegada a hora de mostrar ao mundo o que podemos fazer para reduzir a mortalidade infantil. O Rotary em Iguatu já conta com uma série de programas e estou testemunhando, que visam solucionar o problema em suas origens. Quando rotarianos arrecadam alimentos, propiciam acesso à água potável, com a distribuição de filtros, criam projetos como das ilhas digitais, do companheiro Edivane ajudam idosos, transformam-se na mais clara manifestação do espírito do Rotary.

 ão há pretensão de salvar todas as crianças do mundo, pois sabemos que tal feito está muito além de nossa capacidade, mas podemos fazer uma diferença real e significante, trabalhar com o que temos em mãos, fazer o melhor que pudermos para evitar mortes desnecessárias.

Convido todos à luta, com absoluto otimismo e convicta de que a cumplicidade em planos modernos e dinâmicos nos conduzirá a efetivos serviços, motivo principal de nossa participação em um Clube de Serviços à altura e potencial dessas duas grandes Instituições Internacionais e de indiscutível credibilidade: Rotary International e Fundação Rotária.

  você presidente em nome do clube eu peço, trabalhe com a juventude: promova a criação de um Interact ou de um NRDC. Vá às escolas, dialogue com os diretores, professores, alunos e suas respectivas famílias. Homenageie um bom aluno e um bom professor.

 onceda um prêmio ao bom estudante, incentive o que não está na escola, faça a campanha para organizar ou ampliar a biblioteca comunitária.


Vamos, cada um de nós, sem medo de transpor os obstáculos, pelo menos expor os nossos planos, discuti-los e quem sabe concretizá-los, inclusive com parcerias, a minha decisão de visitar os órgãos públicos que estou fazendo em cada municípios é no sentido de agregar novas parcerias aos trabalhos dos clubes – ministério público – meio ambiente, SEBRAE, secretarias de educação e saúde, etc..

Este é um momento importante na história do Rotary, e conto com cada um de vocês para me ajudar a demonstrar ao mundo o que podemos fazer cada vez mais para Realizar os Sonhos das crianças, dos jovens e dos idosos.

Ao companheiro Mario nosso Governador Assistente, nosso representante perante este clube, conto com você para fortalecer cada vez mais o RC Iguatu, nos substituindo na nossa ausência, nos informando das realizações e das dificuldades. Sei que grandes dificuldades enfrentaremos, porém tenho convicção que todas serão transpostas pela habilidade, dedicação, desprendimento, conhecimento e, principalmente, pelo amor e paixão que rotariano como você não medirá esforço e estará sempre realizando sonhos, dando de si sem pensar em si.


As damas rotárias, continuem o seu trabalho sempre tão atuantes nas ações filantrópicas. Conto também com vocês, venham fortalecer os clubes, nada impede que vocês como rotariana deixem de dar continuidade aos trabalhos que já realizam. Contem comigo. As mulheres não podem ficar longe nesta gestão. Eu tenho um compromisso com a comissão -



Desejo que todos, em diminuindo o torpor do egoísmo, o apego ao próprio cômodo e a insensibilidade diante do sofrimento do próximo, transforme seus sonhos e de tantas outras pessoas carentes, em plena realidade.

Estou certo que ao final do ano rotário, teremos trabalhado para alcançar os objetivos rumo a 58ª. Conferência Distrital – CONFERÊNCIA DO SONHO E DO RENASCIMENTO, que se realizará em São Luís do Maranhão, nos dias 28, 29 e 30 de maio de 2009. Espero todos vocês.

E com estas palavras, eu e Haroldo, esperamos a compreensão de todos, fiquem certos de que faremos o melhor, esperando que nada nos impeça de sonhar e de trabalhar exaustivamente na concretização de nossos sonhos, tornando-os promessas de um futuro melhor para as nossas famílias, nossos clubes, nossas comunidades e para o mundo em que vivemos.

Que 2008-2009 tenhamos grandes realizações e muito sucesso como administradores de Rotary International. Quero transmitir a vocês a minha emoção a minha alegria e a grande honra que sinto em dirigir o Distrito 4;.490 nesta ano rotário e acredito que vocês devem estar com esses mesmos sentimentos.

 Muito Obrigado.





terça-feira, 2 de setembro de 2008